terça-feira, 15 de setembro de 2009

SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS



Transcorre ao longo desta semana e o início da próxima, duas das mais importantes datas do Estado do Rio Grande do Sul, e achei impossível falar de uma sem falar da outra.


15/09
Em 15/09/1903, fora do eixo Rio-SP, ninguém sabia sequer o que era futebol. Eis que então, na metade de baixo (geograficamente falando) do país surge mais que um clube, uma lenda. o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense da seus primeiros passos. Não sei se naquela época aqueles irmãos alemães sabiam que estavam fundando um mito, mas onde estiverem hoje, com certeza são orgulhosos do que fizeram, e do que fizeram outros por sua criação. Em 106 anos de história, somos um clube conhecido mundialmente, claro que temos alguns arranhões na nossa história, mas é isso que nos fortalece, visitamos o inferno sim, mas das duas vezes que fomos lá saímos para escrever nosso nome na América. Jamais vivemos a sombra de um rival, aliás, este só surgiu por não terem sido aceitos nas fileiras tricolores. Talvez naquela época ja se soubesse que para vestir nossa jaqueta tem que ser mais que um homem, tem que ser um guerreiro...não se fabrica nem se compra um Lara, Everaldo, Dinho, Renato, Danrlei, Sandro Goiano...não é assistindo vídeos no Youtube e decorando musicas que se faz uma torcida, não é de graça que se ganha a alcunha de IMORTAL e não é apenas com dinheiro que se ganha títulos. E graças ao Grêmio, hoje o mundo sabe disso. Parabéns ao Grêmio e parabéns a nós, que devemos agradecer todos os dias por sermos Gremistas.

20/09
20 de Setembro, a data que marca um ato de bravura ímpar na história do Rio Grande e do país vizinho (Brasil). Onde o sul mostrou sua valentia perante o resto do mundo, mostrou que é forte, aguerrido e bravo. E parece que, inspirado nesta mística, que em um mesmo setembro, 68 anos depois surgiu o Grêmio FBPA. São raros os clubes tão identificados com a história de seu estado quanto o Grêmio e o Rio Grande do Sul, pois assim como os antepassados Farrapos, mostramos ao resto do Brasil que aqui ninguém baixa a cabeça para o eixo Rio-São Paulo, e que somos tão capazes, e talvez mais, que o povo lá de cima. Desbancamos ar de superioridade perante um Morumbi lotado em 1981, um Maracanaço em 1997, e nesse meio tempo mostramos a América e ao Mundo quem era o Grêmio e onde fica o Rio Grande do Sul, abrindo esse caminho para que o filho mais novo do RS o fizesse também 23 anos depois.
Então, neste 20 de setembro, podemos olhar para nosso céu sempre azul, e como Gremistas e Gaúchos, podemos, com mais propriedade que ninguém, dizer:

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fica, Roth , fica !!! Vc sabe o que o Mazembe disse para o Saci ? Fica de TRÊS !!!!! > http://t.co/0RjioVs < E agora Renata Fan ?

Pesquise no Blog

UA-8936653-1