quarta-feira, 8 de julho de 2009

TUDO NOVO, DE NOVO.

Sim, eu sei que o título do post não é muito original, mas se encaixa perfeitamente no que promete-se acontecer no Grêmio. O presidente é este mesmo, e a coisa é com ele até 2010 para os que gostarem ou não, e me encaixo na segunda opção.

Acho que sua gestão tem sim defeitos, vários, mas também vi nele pelo menos a vontade de acertar. Mas só de boa vontade não se faz futebol, é preciso acertar, principalmente fora de campo, no que esta direção parece não ter obtido sucesso.

Duda abriu os cofres, contratou jogadores que haviam sido aprovados em outros clubes e os pagou em dia, se não deram certo aqui, acho que a culpa não é dele. Óbvio que os erros são mais gritantes: apadrinhamento de assessores, abandono de torcidas, “terceirização” do comando do próprio Estádio a Brigada Militar, etc.

Um profundo processo de reformulação começando na troca do comando do futebol passando por idas e vindas de jogadores e promoção nas categorias de base.

E é neste sentido que podemos ver o diferencial de Paulo Autuori. Para os que o acham calmo demais está aí à dispensa imediata de Ruy para evitar racha no grupo. Para os que o acham ditador, a dispensa amigável de Fábio Ferreira para procurar um clube demonstra o bom senso do nosso homem do futebol.

Provavelmente com outro comando já teríamos uma conhecida “lista de dispensas”. O que não ocorre na gestão Autuori, que é inteligente o suficiente pra saber que tal lista desvalorizaria os jogadores e afastaria possíveis negociações. A lista existe sim, mas não é de dispensas, e de negociáveis, e isto senhores é gestão eficiente de futebol.

Autuori apostará na base. Pode até ser meio arriscado, mas pergunto de onde saíram Andershow, Lucas Leiva, Carlos Eduardo, Rafael Carioca? Nossos melhores jogadores, que renderam vitórias e caixa ao clube nos últimos anos vieram de lá, da base. Obvio que precisaremos de jogadores experientes também, acho que uns 4 ou 5 entre os titulares para dar uma maior consistência, mas em tempos onde se noticia a falta de dinheiro, acho que este é o caminho.

Não estou dizendo que Autuori será um técnico multicampeão no Grêmio, apesar de ser isso que desejamos. Só estou dizendo que o Grêmio pós-Libertadores não é tão bom quanto se prometia, mas também nem tão ruim quanto agora parece. E o mais importante: está mudando, mas com consciência.

Nenhum comentário:

Pesquise no Blog

UA-8936653-1