sábado, 18 de julho de 2009

Todos Os Momentos Que Vivi (por Issam Saldanha)



Para aqueles que vivem, viveram ou tem algum tipo de ligação com RS, este será um grande domingo, os que gostam da historia do futebol e estatísticas estarão radiantes, domingo teremos mais um Gre-Nal, que será realizado na mesma data da primeira partida, que ocorreu cem anos atrás, certamente o estado vai estar parado no momento do jogo, seja pela TV, radio, internet, em casa, nos bares, ou até mesmo os que terão a oportunidade de estar no Olímpico neste domingo, estarão todos parados acompanhando com grande atenção o desenrolar desta grande batalha.


Todos nós temos grandes lembranças de grenais, o primeiro grenal, vitorias ou até mesmo derrotas, quem não lembra a bicicleta do Paulo Nunes, Ronaldinho (quando ainda se dizia gremista) aposentando o tão festejado campeão do tetra, o inicio dos anos 2000 de quase quatro anos de invencibilidade, podemos citar porque não, o suado campeonato gaúcho de 2006, com um time tecnicamente inferior, mas vitorioso pela sua garra, e respeito ao manto tricolor.


Consultando a historia e gremistas mais experientes temos o grenal farroupilha que nos deu o campeonato do ano de 1935, que ficou marcado pelo ano do centenário da revolução farroupilha, mas, sobretudo pela ultima partida do já enfermo Eurico Lara. Em 1948 aplicamos um antológico 7x0 em cima do “imbatível” rolo compressor.


A década de 70 foi cenário de verdadeiras batalhas, e que na maioria das vezes não saiamos vencedores, até a chegada de 1977 ano de redenção para nós gremistas, que após quase uma década voltamos a vencer o nosso Gauchão. Em 1984 nos colocaram as faixas de Campeão do Mundo, confirmando a autenticidade do titulo que até hoje teimam em diminuir.


Nestes momentos que antecederão o grande clássico devemos trazer de volta a nossa retina momentos, que vimos, presenciamos ou até mesmo aqueles que apenas ouvimos falar, momentos estes que forjaram nosso gremismo com suor e sangue.


O Gre-Nal é feito destes episódios, jogos que se tornaram históricos e serão para sempre lembrados, espero que no domingo nossos jogadores tomem emprestado, o sentimento que os protagonistas destes clássicos episódios tiveram, e que entrem em campo para tornar este Gre-Nal do dia 19/07/2009, mais um episódio desta história que pode ter algumas transformações e desvios, mas o conteúdo permanece o mesmo, a revanche da revanche daqueles 10x0 iniciais.



2 comentários:

André Guerin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Guerin disse...

Esse é meu guri! baita texto.

"Para quem nasce da rejeição, 100 anos não são suficientes para tentar imitar as façanhas do rival."

Pesquise no Blog

UA-8936653-1